Cartografia – Coordenadas Geográficas e Fusos Horários.

As coordenadas geográficas foram criadas para poder localizar qualquer ponto no planeta. Para isso, foram estabelecidos paralelos ou Latitudes (divide o planeta em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul a partir da linha do Equador) e Meridianos ou Longitudes (divide o planeta em Hemisfério Ocidental e Hemisfério Oriental, a partir do Meridiano de Greenwich).

 

Os fusos horários foram estabelecidos para criarem um padrão de horário no comércio mundial, estabelecendo assim, um sistema de hora comum a todos.

Para isso, foi feito um cálculo dividindo o ângulo de circunferência da Terra (360°) por 24 ( o total de tempo aproximado do movimento de rotação), estabelecendo como resultado 15°, então cada hora, estaria dentro de 15° a partir do meridiano de Greenwich (7,5° W e 7,5°E).

O sistema de contagem de horas em um mapa de fuso horário é bem simples, aumenta -se uma hora a cada fuso na direção Leste (E) e diminui uma hora acada fuso na direção Oeste (W).

fonte do mapa:http://www.guiageo-mapas.com/fusos.htm

Lista de exercícios de Cartografia -coordenadas e fusos

 

Comentários
  1. Gusfabretti disse:

    Post muito rico em imagens e em informações, sintetiza bem o quê (espero que seja assim que se escreve) a respeito de coordenadas geograficas e fuso horarios, sorte a minha que deixei de anotar quando você passou isso na lousa…

  2. Renan disse:

    Muito bom o mapa de fusos e bem explicativo, graças a ele entendi muito bem a relação fusos com os graus de longitude terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich.

  3. José Carlos disse:

    muito legal kkk minha prof dirou da ki que massa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s